segunda-feira, 11 de junho de 2012

Espelho Maldito, a eterna batalha


Um dia desses, encontrei na biblioteca do colégio um livro chamado Espelho Maldito, de Giselda Laporta Nicolelis. Falava sobre Anorexia e Bulimia, e é deste assunto que vou falar hoje.


No livro, Anuska tinha uma mãe controladora, e para realizar o sonho de ser modelo, se torna anoréxica. Sua melhor amiga, Francine, que pelo contrário, tinha muita liberdade e uma mãe quase ausente, para ser bailarina, torna-se bulímica. As duas não gostam da atitude da outra, mas não deixam de fazer o que fazem.

Eu nunca tive nenhuma das duas doenças, e se Deus quiser nunca terei. Sou gordinha e, apesar de não gostar muito disso (mas também é por questão de saúde que tenho de melhorar minha alimentação, tá?) apenas tento me alimentar com qualidade, e não deixo de comer doces. Pra mim tanto faz, desde que eu tenha saúde.

Esse não é o caso de muita gente, no Brasil e no mundo. Elas acham que magreza as tornam esbeltas. Pra mim, a pessoa fica mais bonita quando é legal, bondosa, mente aberta. Tanto que muitos personagens meus nunca são perfeitinhos.

As meninas que fiz pra uma futura fanfic de Saint Seiya tem o peso na média, por causa dos exercícios pesados que os próprios cavaleiros tinham de fazer no original, eu imaginava que pelo menos no começo algumas eram gordinha, e quem vinha de países pobres ou de origem indígena era mais magro por falta de opção. Até a principal é magra por muita frescura de comer, assim como meu irmão mais velho. Eu fiz até uma ninfa de cabelo armado e desdentada!

As crianças de Konoha Chibi alternam entre gordas e magras, e nenhuma tem o corpo perfeito; ou são muito magros ou muito gordos. Tem dois que chamam a atenção por serem assim. Os outros são na média mais por serem ninjas (e eu imagino que os exercícios acabem deixando a pessoa um pouco magra) e alguns ainda cuidam do corpo, mas não exageram.

Eu gosto de chocar as pessoas. Algumas criações minhas seriam considerados esquisitas, mas depende da harmonia de elementos. Até minha ninfa desdentada pode ficar fofa, mesmo faltando alguns dentes da frente.

Mas voltando ao assunto, o que é bulimia e anoréxia? Podemos compará-las, como eu já vi uma vez, à duas amigas falsas, Mia e Ana.

A Ana diz: Não coma, está tão gorda, já se olhou no espelho? Só coma coisas que não engordam, se puder nem coma!

E a Bia fala: Vem limpar seu corpo. Pode comer o que quiser desde que o limpe depois. Use laxantes, remédios, ou se não tiver eles, force o vômito!

A Ana e a Bia nem sempre estão juntas, mas quando estão, o estrago é pior. A Norma (que simboliza aki a garota normal) não come nada e, quando come, força o vômito ou toma laxante.

Claro que nem sempre é a Norma, porque as mulheres são noventa por cento dos casos, ainda existe dez por cento de Bolinhas (que usam anabolizante, não consegui um nome legal aki, então peguei o "boli" e fiz um apelido).

Se quiser ter uma ideia de como Norma fica se continuar, é só procurar por aquelas regiões na África, onde todos passam fome. Claro que não é só a África, mas lá se tem ótimos modelos pra se entender como acontece a privação de alimento, apesar desse caso ser involuntário, por falta mesmo.

Nem sempre a Mia e a Ana estão somente em países ricos, claro. A Argentina também tem muitos casos de anoréxia. No Brasil, óbvio, também.

Mas como saber se sua amiga anda tendo as más companhias de Ana e/ou Mia? No caso da bulimia, é um pouco difícil saber somente pelo peso, por que o peso da Norma pode aumentar e diminuir, mesmo ela tentando impedir que aumente. Mas se ela tiver escovando os dentes demais, mas mesmo assim os dentes estarem podres, é melhor que você tente impedí-la. Ou melhor, que Ritinha (a amiga verdadeira e íntima, que pode ser você ou outra menina) já tente impedí-la, tentando mostrar casos de bulimia, sem acusá-la disso, mas mostrando as consequências (como morte).


A Norma, se acompanhada por Mia, pode apresentar ressecamento na pele, irregularidade ou perda da menstruação (pergunte qual foi a última vez que ela menstruou; se ela for virgem e nunca teve nenhum ato sexual, mesmo feito nas coxas, pode ser a Mia ou a Ana), sono e humor normalmente depressivo, mas que varia com frequência. Norma pode ter um jeito "8 ou 80", perfeccionista, ansiosa, muito crítica, muito exigente, baixa autoestima e muito insatisfeita. As vezes, tem a mão machucada por mordê-la quando provoca vômito.Mas se Norma estiver com a Ana? Peso muito baixo, praticando exageradamente exercícios, ausência da menstruação, cáries por falta de cálcio, parar de crescer, depressão, pode acabar ficando "amiga" da Mia. Pode ter causa genética, e os pais costumam ser perfeccionistas. Costuma ter inteligência na média, mas notas bem altas por ser, advinha só, perfeccionistas.


Mas como se pode ajudar a Norma? Você, Ritinha da vida dessa Norma, pode ajudar e muito, tirando de pouco em pouco a ideia de magreza = felicidade. Tente enfatizar os nutrientes que fazem bem das chamadas comidas calóricas. Além do mais, carne vermelha é conhecida por fazer mal, mas possui um nutriente difícil de se encontrar.Pra falar a verdade, todos podem ajudar. A Norma pode achar que você é uma traidora, que não é amiga dela, e se afastar, tornando difícil a cura dela. A Ritinha deve mostrar que a Mia e a Ana são más para o corpo, e convencê-la a se tratar. Claro, se ela for teimosa, só medidas radicais podem salvá-la, mas mostre que se ela continuar obcessiva por magreza, só vai fazer a família e os amigos sofrerem.


Apoio da família e dos amigos, uma boa relação de médico e paciente e aceitamento do tratamento pela Norma impede recaídas. Não se afaste, faça de tudo pra mostrar que só quer vê-la bem. Ela diz que você tá no pé? Sorria e ignore. Mas sempre mostre o quanto é amiga dela, e que é por esse sentimento de amizade que quer que ela se trate. Não a abandone nesse momento difícil, porque por mais acusações injustas que ela faça pra você, seria muito injusto se você a abandonasse quando ela mais precisa de sua companhia (mesmo que não ache).


Não, eu nunca tive amigas assim, mas tenho uma ideia do que acontece, tanto pelo livro, quanto pelo que já ouvi falar. E gosto muito de ajudar meus amigos, sabendo perfeitamente como agir se a pessoa disser que me odeia por eu impedí-la de fazer algo ruim.Agora vou terminar porque este post está muito comprido.

Nenhum comentário: