sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vou ter que usar ritalina! O que eu faço?


Sinceramente? Antes, eu já tinha ouvido falar de Ritalina (ou metilfenidato), como uma coisa ruim, mas não aprofundei.
Mas eu tenho tido problemas na escola, e sugeriram uma neurologista. Até aí, tudo bem, mas ela disse que tenho Transtorno de Déficit de atenção, e tenho que usar Ritalina.
Eu fui teimosa, disse que não queria, que já tinha ouvido falar dos efeitos, mas minha mãe aparentemente nunca ouviu falar ¬¬ e acreditou na médica. O argumento? Que existe muitas lendas sobre isso pra vender revistas e jornais. E livros, onde eu li sobre as suas lendinhas, doutora ¬¬ ? "E livros." Como se tivesse esquecido de dizer.
Ritalina é chamada de Droga da Obediência. Imagino que tenha um efeito parecido com a do livro de Pedro Bandeira, mesmo que eu ainda não tenha tomado nada. Nem posso garantir que serei a mesma depois da primeira!
Descobri que o "ina" deve receber atenção. Outras drogas estimulantes? Cocaína, cafeína e anfetamina. Tudo com INA. Ah, que ótimo. ¬¬
Nos EUA, tem 186 atestados de ÓBITO. Culpa da Ritalina. E então? Eu posso morrer, e isso a doutorinha não falou nenhuma vez, talvez pra vender mais remédios pra minha mãe.
Pra terem uma ideia, os sites que eu achei procurando "Efeitos Ritalina" no Google:

Outros links, é só procurar no Google. Se quiserem algo que apoie a Ritalina, aqui é que não encontra, pois não gosto da ideia. Bem, encontrei uma comunidade no orkut, Hiperatividade/DDA/TDAH, onde um dos depoimentos ("Depoimentos sobre Ritalina") me interessou. Vou copiar direto, pra caso tirem e depois vocês não encontrem:
(14/10/2006) Estou passando por muitas dificuldades com minha filha. Eu fui a primeira a desconfiar de TDAH nela, já que sou professora, levei a muitos médicos e agora está tomando Ritalina e está sendo horrivel, ela está agressiva com todos, debochada muitas mais inquieta do que era... sua concentração melhorou, mas seu comportamento tá terrivel. Tenho medo dela está enloquecendo com o remédio, ela fala coisas sem sentido, hora rir sem parar hora chora por nada. Por conta propria eu parei de dar o remédio mas continua mt violenta, tenta bater em todo mundo. Ela era tão doce e meiga, mesmos mt agitada e sem se concentrar ela ia se virando e agora ta de um jeito que não a reconheço! Antes da confirmação o Neuro dela passava Neulepitil e ela estava se dando mt bem, mais devagar nos estudos e ainda mt agitada mas me obdecia e era o amorzinho da ilha de Paquetá. agora com essa Droga que toumou por uma semana ela virou outra pessoa e acabei indo parar na Emergencia do hospital infantil de Duque de Caxias, ela tava tão transtornada que foi dificil conte-la.
 Na comunidade Ritalina e seus problemas, na descrição estava isto:
“Na ausência de novos estudos sobre os efeitos da Ritalina, estamos realizando esses experimentos em nossos próprios filhos”
Dr. Leckman
Fatos sobre a Ritalina
* Geralmente a Ritalina e a anfetamina causam os mesmos problemas que deveriam tratar – falta de atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.
* Muitas crianças se tornam robôs, ficam letárgicas, deprimidas e introvertidas quando estão tomando Ritalina.
* A Ritalina pode retardar o crescimento da criança ao romper os ciclos dos hormônios de crescimento liberados pela glândula pituitária.
* A Ritalina geralmente causa graves distúrbios no cérebro da criança. Pesquisas científicas mostraram que a Ritalina pode causar atrofia ou outras anomalias físicas permanentes no cérebro.
* Quando a criança para de tomar a Ritalina, pode ocorrer sofrimento emocional, incluindo depressão, esgotamento e até suicídio. Qualquer um desses sintomas emocionais pode levar ao aumento errôneo da medicaçao

 Como podem ver, não é só mães desesperadas que são contra, né?
Na comunidade Odiamos Ritalina!!!, escreveram:
"Eu tive problemas por causa do tdah.Quando descobri que existia e consequentemente o pq de eu ser daquele jeito, achei q meus problemas estavam resolvidos, que agora tduo estava resolvido em minha vida. Tomei a tal da Rita uns dois dias somente pq estav tomando outro remedio que nao podia interagir com a rita. Passou'se o tempo e eu achei que nem existia mais dda, que fosse pura invenção. Ok um belo dia entendi que as coisas n estavam andando do jeito que eu queria mais uma vez, que nao estava trabalhando o qnt eu deveria, que estava muito sem concentração, ou seja entrei na noia de novo. Procurei um neurologista e praticamente obrigeio a me receitar a tal da Ritinha, maravilha trabalhava q nem condenado , corria atras de tud lia e fazia e pronto, passado uma semana aquilo estava me irritando muito, me deixando com depressão e me mudando completamente. apoas dez dias tomando a ritam, e diga'se de passagem em doses baixissima, era inegavel que a depressão tinha se instalado em mim por causa da Ritalina, depressão mesmo de chorar por qualquer coisa, uma supersensibilidade. Resumindo pesquisei bastante apos para de tomar e vi que a melhor coisa q eu faço eh n tomar essa porcaria prima da cocaina. Quer saber, toma café , antidepressivo, 
chá ou qualquer outra coisa que ajude pq eu encontrei varios relatos de pessoas que tomaram por um longo periodo e tiveram consequencias graves como depressão cronica, dificuldade de coordenação motora, dependencia , abuso de outras drogas etc. A rita não resolve nada, outras alternativas existem a mil, confesso que talvez nenhuma delas resolva tão bem quanto a rita resolve, mas nenhuma delas faz tão mal quanto e rita faz. Alimentação sem açucar ou corantes, carboidratos de qualidade, proteinas etc pdoem ajudar, pratica de yoga, esportes etc."

Outros:

"Eu odeio a ritalina pq ela muda muito o meu jeito de ser..
Me deixa muito passiva, muito quieta, desanimada, meio anti-social, e até a minha risada, que é escandalosa, some (isso enquanto estou sob o efeito dela) E isso é TUUUUUDO que eu não sou normalmente sem ritalina... MUITÍÍÍÍÍÍÍÍÍSSIMO pelo ao contrário! O meu normal é ser ligada no 220. Maaaaaaaaas, infelizmente eu dependo dela pra conseguir prestar atenção, pra me comportar, pra me manter quieta em aulas e fazer as coisas que tenho que fazer. Ou seja, ela me controla.. sossega meu facho... um verdadeiro sossega-leão haha.. Odeio depender da ritalina!!!"

"SEJA VOÇE MESMO
seja vç mesmo!
rafa (meu filho 12) dignosticado hiperativo desde os 6.
usou A DROGA, durante 1 ano e ficava um zumbi.
ao retornar da "viagem", sentia nauseas, dores de cabeça, ficava agressivo, irritado.
NAO ERA O RAFA QUE EU AMO.
pesquisei muito, centenas de artigos, livros, consultas e decidi que ele tinha que ser oque é!
AUTENTICO, AGIL, VERSATIL, FELIZ, PENSATIVO, AMOROZO, SINCERO, VERDADEIRO!
E NÃO O FANTOCHE QUE A SOCIEDADE QUER QUE ELE SEJA!
-EU TE AMO FILHO!"

"Ola Cecilio,
Concordo c vc, apesar da "pílula da obediência" não funcionar assim com meu filho, a única coisa que vejo em comum c seu filho eram as náuseas e dores de cabeça. Ele tomou Ritalina por 2 anos e sinceramente...não ajudou em nada!! 
Meu filho esta agora c 16 anos,desde os 6 meses a pediatra achou que ele era TDAH, aos 3 anos me encaminhou para um neurologista que, além de trocentos eletros e mapeamentos resolveu receitar NEOLEPTIL, dei uma vez só e vi meu filho drogado aos 3 anos.Quando foi p escola começaram os problemas, li numa revista uma matéria sobre TDAH e os locais p tratamento, levei p UFRJ, lá tive o diagnóstico...TDAH, TOD,dislexia e disfonia, ou seja, MEU PACOTE VEIO COMPLETO!!! Depois de 1 ano de tratamento c RITALINA,vendo meu filho emagrecer horrores, me encaminharam para Santa Casa de Misericordia,onde fiquei 1 ano c o Dr.Fábio Barbirato e "sua equipe". Lá conheci várias mães como eu...DESESPERADAS.Comecei a pesquisar "tudo sobre tudo", pois esse "Dr.",publicava em uma coluna no Jornal o Globo várias matérias sobre o assunto. Em uma dessas matérias, ele dizia que o adolescente que não usava RITALINA tinha maior tendência ao uso de cocaina.Entrei em vários sites, inclusive no site das "crianças indigo", onde achei muito interessante e verdadeiro.Tem um site, que fala contra a RITALNA, que tem uma matéria sobre o índice de suicídios de jovens nos EUA, que fizeram uso da Ritalina por tempo prolongado e tiveram a medicação cortada por determinação do governo, inclusive, a Hillary Clinton, quando ainda senadora, proibiu a venda e uso dessa droga no estado dela. Li coisas impressionantes sobre essa droga, até que ela causa infertildade e resolvi e determinei que meu filho não precisava dela! Hoje, ele não toma medicação nenhuma. Tento ajudá-lo no que posso e aprendi a lidar e conviver com ele assim, do jeitinho que ele é: estabanado, distraido, ativo, saudável, comilão, educado, carinhoso, um amor de menino, esse é meu filho!"

Agora, me digam, como explicar pra minha mãe 

que Ritalina não é confiável, e que ela pode me 

perder de vez se me dar essa droga?



Meu Deus, me ajude, já que é o único a quem posso recorrer se minha mãe não me ouvir. DX

Update: Não consegui convencer minha mãe. Ela usou um artifício muito difícil de ser detido por filhos, o "Eu sei o que estou fazendo. Apenas teste uma vez, se eu ver algo errado, suspende o uso." Infelizmente, ela também está de mau-humor e TPM (Temporada Para Matança), então a minha resposta não pode ser usada. Qual resposta? Esta:
- Eu sei, mas as drogas ilícitas, só usadas uma vez, já viciam ou fazem um belo estrago. Se eu bater um carro uma vez, os problemas vêm todos de uma vez, não esperam uma segunda batida pra surgir. E se, numa só usada, eu ter algum problema gravíssimo, a senhora vai se culpar.

Afinal, o que ela iria preferir (e isto vai pra todas as mães):
Morrer depois ou ANTES de mim? 

Nenhum comentário: